segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sítio Carvalho no Programa de TV Serginho Total


Os empresários Nei e Jorge Carvalho foram os convidados para a tarde de entrevistas do Programa Serginho Total, exibido pela TV O Flu, no dia 01 de julho. O tema foi a criação do projeto “Renda mais, Fazendinha”, de criação de renda, autosubsistência e sustentabilidade para a população local.

Entre os entrevistados, esteve presente o diretor da Associação de moradores da Fazendinha, Cosme Pureza, que complementou o debate sobre o assunto. O projeto consiste no plantio de 100.000 mudas do palmito juçara nas clareiras das matas do entorno da Estrada Washington Luiz e do feijão guando, nos quintais dos moradores envolvidos no projeto.

 




A atividade irá gerar renda e alimento às 350 famílias residentes na região – o que totaliza uma média de 1.500 pessoas de classes sociais “D” e “E”, visto que grande parte não possui qualificação para trabalhar em empregos formais que exijam preparo e níveis de escolaridade.

A proposta idealizada pelos empresários do Sítio Carvalho, os irmãos Nei e Jorge Carvalho, é fazer com que os moradores tenham uma fonte de renda dentro do próprio quintal, além dos conhecimentos e técnicas dos profissionais de jardinagem.

“Iremos montar grupos de famílias para o plantio e cultivo de feijão guandu, que é mais nutritivo, de maior produção anual que o feijão tradicional, e que tem preços valorizados quando vendidos nas feiras. Já às margens da Estrada Washington Luiz, onde além do guando será plantado o palmito juçara, as mudas do feijão ficarão sob a administração de uma cooperativa (ainda a ser criada), que terá a atribuição de cadastrar os moradores e após a colheita, cuidar da distribuição igualitária das sementes para que os trabalhadores possam vendê-las aumentando a renda da família”, explicou Nei Carvalho.

Com o apoio de um agrônomo, serão criados cursos de plantio para que os moradores saiam da situação de desempregados para jardineiros bem formados e capacitados. A profissão, atualmente bastante valorizada, pode render aos novos profissionais de jardinagem, uma média de R$ 100 a R$ 200 por diária trabalhada.  

O empresário Jorge Carvalho reforça que ainda estão sendo esperadas parcerias para a implantação do projeto, como o apoio financeiro para o custeio das mudas e o tecnológico de entidades públicas e privadas.

“A ideia consiste na melhoria de vida e na restauração de toda uma área verde, que precisa ser reaproveitada de forma favorável à população. O Sítio Carvalho, situado na Estrada Washington Luiz, está inserido em uma área total de 106.000 m2 de área verde bem preservada, onde parte deste espaço será realizada o projeto”, contou Jorge.

 O programa de TV, Serginho Total vai ao ar todas as terças-feiras, pelo canal 12 da TV O FLU, da operadora SIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário