sexta-feira, 19 de julho de 2013

Projeto "Renda mais, Sapê", na Rádio Rio de Janeiro - 1400 khz AM





O projeto “Renda mais, Sapê”, de criação de renda, autossubsistência e sustentabilidade para a população carente de Niteroi, e idealizado pelos empresários do Sítio Carvalho, os irmãos Ney e Jorge Carvalho, foi tema de entrevista no programa de rádio Mulher Brasileira, da Rádio Rio de Janeiro, 1400 KHZ AM.




Apresentado pela jornalista Monicka Cristie, Jorge Carvalho detalhou o projeto, que consiste no plantio de 100.000 mudas do palmito juçara nas clareiras das matas do entorno da Estrada Washington Luiz e do feijão guando, nos quintais dos moradores envolvidos no projeto.

A atividade irá gerar renda e alimento às 350 famílias residentes na região – o que totaliza uma média de 1.500 pessoas de classes sociais “D” e “E”, visto que grande parte não possui qualificação para trabalhar em empregos formais que exijam preparo e níveis de escolaridade.

A proposta é fazer com que os moradores tenham uma fonte de renda dentro do próprio quintal, além dos conhecimentos e técnicas dos profissionais de jardinagem. 

“A Fazendinha do Sapê é uma comunidade que foge dos padrões tradicionais de comunidade. É uma periferia rural, carente de quase tudo. Os terrenos das casas são grandes, com espaço disponível para o plantio e o entorno é cercado por uma floresta, esta que se depender do Sitío Carvalho, estará cada vez mais viva. Não adianta o setor imobiliário desmatar e transformar tudo em uma selva de pedras. Queremos que este projeto seja implantado e até copiado para outros municípios”, disse Jorge.

A jornalista abordou também a questão do plantio das mudas de palmito juçara, que podem ser usadas para a exploração da polpa do açaí e as folhas para o uso artesanal. O tempo para colheita é de seis a oito anos. A curto prazo, os moradores poderão ser beneficiados com a colheita do feijão guando, que frutifica o ano inteiro e tem alto valor comercial.

“Não adianta dar o peixe, é preciso mais projetos como este, que ensinem as pessoas a pescar”, mencionou a apresentadora, ao elogiar o projeto. O programa “Mulher Brasileira”, da jornalista Mônicka Cristie vai ao ar diariamente, ao vivo, pela Rádio Rio de Janeiro, 1400 AM. Sintonize!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário