segunda-feira, 25 de março de 2013

Estudantes aprendem a cultivar seus próprios temperos



O Sítio Carvalho irá doar 400 mudas de ervas caseiras para alunos do Fórum Cultural

Texto e fotos: Luana Souza

Alunos da escola Fórum Cultural, no Cantagalo, em Niterói, irão participar do plantio de 400 mudas de temperos caseiros, uma das atividades da oficina “Semeando amor”, que acontecerá no dia 13 de abril, na própria escola. O evento contará com quase 400 alunos, desde a educação infantil ao ensino fundamental, com a participação dos responsáveis.


As mudas serão doadas pelo Sítio Carvalho, que é um dos apoiadores da atividade cultural e que ficará encarregado do ensino do plantio. A decoração do espaço também será do Sítio, com a composição de plantas ornamentais e frutíferas. A empresa situada no Sapê, tem uma área verde de 106.000 m² de mata atlântica preservada e mais de duas mil espécies de plantas frutíferas e ornamentais.

 

“Desta vez decidimos trabalhar com mudas de temperos, que é indispensável para as donas de casa e na gastronomia como um todo. O objetivo é fazer com que os alunos vejam dentro da própria casa, suas mudinhas sendo utilizadas pelas mães na confecção das refeições. Serão mudas de orégano, manjericão, salsa, pimentas, alecrim e muitas outras para perfumar o ambiente e acentuar o sabor dos alimentos, visto que estas espécies não exigem muito da riqueza do solo, podendo ser facilmente cultivadas em vasos, em um ambiente que contenha luz”, explica Nei Carvalho, que é um dos proprietários do Sítio Carvalho.


De acordo com as diretoras educacionais da escola Fórum Cultural, Flávia Sucharov e Luciana Pache, o objetivo da atividade é promover cada vez mais o relacionamento familiar em um encontro feito de pais para filhos. Será um dia inteiro de atividades de plantio, gastronomia, teatro e música, além das gincanas de educação física.


“Todos os anos pensamos em eventos criativos para simbolizar o dia das mães e dos pais de uma vez só. É uma festa única para a família, que são nossos maiores parceiros. Este ano, priorizamos a natureza para que a partir dela, possamos trabalhar os conceitos de cuidados com o próximo, o respeito, solidariedade e os demais valores, todos estes de uma forma bem descontraída e animada”, finalizou Flávia Sucharov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário